Simp

Está aqui

Associação criminosa. Burla qualificada. Furto qualificado. Acesso ilegítimo. Branqueamento. Diligências. MP. DIAP Regional de Coimbra

31 maio 2024

No âmbito de inquérito a correr termos no DIAP Regional de Coimbra e no qual se investigam eventuais crimes de associação criminosa, burla qualificada, furto qualificado, acesso ilegítimo e branqueamento, realizou-se na passada semana uma operação policial que decorreu em simultâneo em vários países como Itália, França e Roménia.

No decurso da operação, que contou com a coordenação da Eurojust e a colaboração da Europol, foram cumpridos diversos mandados de busca domiciliária e congeladas contas bancárias, tendo sido possível apreender relevantes elementos probatórios, designadamente bens materiais de considerável valor e outros equipamentos.

Foi ainda efetuada a detenção de um cidadão estrangeiro, em cumprimento de Mandado de Detenção Europeu.

Em causa está um esquema conhecido por "rip deals", que permitiu subtrair a vítimas portuguesas valores que ascenderam a cerca de 700 mil euros.

Numa primeira fase, os suspeitos, fingindo estarem interessados na aquisição de sociedades comerciais, ganhavam a confiança das vítimas e convenciam-nas a instalar carteiras de criptoativos, das quais posteriormente logravam subtrair os valores ali depositados. Numa segunda fase, outros elementos do grupo, residentes no estrangeiro, branqueavam/faziam circular as vantagens obtidas através de movimentos intrincados de criptoativos, criando um labirinto difícil de rastrear.

A investigação, que se encontra a cargo da Polícia Judiciária, prossegue, sujeita a segredo de justiça, sendo o presente esclarecimento prestado ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal.