Simp

Está aqui

Burlas MBWAY. Acusação. MP. DIAP Regional de Coimbra

15 dez 2023

O Ministério Público do DIAP Regional de Coimbra deduziu acusação contra um indivíduo de sexo masculino, atualmente detido, pela prática de 7 crimes de falsidade informática, 7 crimes de burla qualificada e outros tantos de acesso ilegítimo.

Os factos imputados ocorreram no último trimestre de 2019 recorrendo o arguido à seleção de vítimas entre utilizadores de plataformas de vendas na internet e ao aproveitamento do respetivo desconhecimento sobre o modo de funcionamento da aplicação MBWAY.

Nos termos da acusação, o arguido ludibriava as vítimas, a pretexto de pretender fazer-lhes pagamentos, levando-as à instalação da aplicação, à associação de um contacto telefónico por si indicado, bem como a fornecerem–lhe os códigos de acesso respetivos, na sequência do que acedia às contas bancárias e se apoderava das quantias ali existentes.

O arguido, que fazia deste estratagema modo de vida, em duas das situações imputadas contou com a colaboração de outros indivíduos, os quais disponibilizaram contas bancárias para circulação de fundos, sendo contra todos deduzida acusação e pedida a perda de vantagens.

A investigação esteve a cargo da P.J. de Coimbra.

NUIPC: 865/19.2PBCBR