Simp

Está aqui

Tráfico de pessoas. Acusação. MP do DIAP de Coimbra

31 mar 2016

O Ministério Público deduziu acusação contra cinco cidadãos de nacionalidade romena, pela prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de pessoas, sequestro e ofensa à integridade física qualificada.

Os factos remontam ao ano de 2013. Ficou indiciado que os arguidos recrutavam na Roménia pessoas com fragilidades físicas e psíquicas e que, a pretexto de melhores condições de trabalho, as aliciavam a viajar para Portugal. De acordo com a acusação, as vítimas, uma vez chegadas a Portugal, eram privadas da liberdade, mantidas em condições degradantes e obrigadas a mendigar, sendo o dinheiro obtido com essa atividade entregue aos elementos do grupo criminoso.

Dois arguidos encontram-se em prisão preventiva e, com a colaboração das autoridades romenas, foram agora detidos na Roménia mais dois arguidos através de mandados de detenção europeus. Estes detidos serão presentes às autoridades judiciárias portuguesas.

A investigação foi dirigida pela 3.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, tendo o Ministério Público sido coadjuvado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.